sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Música para os ouvidos


Ok, tenho estado em falta com o meu blog, peço desculpas aos leitores e prometo que vou procurar me organizar para não deixar de ter esse prazer que é escrever sobre teatro, além de fazer.

Daí que falo do prazer de escrever sobre teatro, mas o texto de hoje é sobre música porque sou um fanfarrão. Não é por isso, existe sim um motivo.

Nesse semestre iniciamos as aulas de canto. E elas tem sido uma grata surpresa, apesar de confirmarem uma gravidade de minha pessoa: não tenho ouvido, no sentido de identificar notas e diferenças sutís entre graves e agudos. Pois é. E isso faz com que eu cante mal, mas no coro dá até pra disfarçar.

Termo técnico de aula: “não faz a Xuxa”. 
O professor Daniel é ótimo, bem humorado e encorajador, esperemos para ver o que vai sair disso.

Tenho aprendido coisas que revolucionaram meu conhecimento musical (tudo bem que isso não é difícil visto que quase não possuo nenhum). Uma coisa foi demasiadamente reveladora, acho que quem é músico sabe isso há tempos. Preparem-se (os não músicos):

Do Re Mi Fa e Sol é apenas um conceito, e essas notas não existem de forma fechada. Não existe uma tecla DO no piano. O que existe é uma escala e uma relação entre todas as notas e sendo estabelecida uma relação, qualquer música pode ser tocada com sutis diferenças. Assim, uma partitura define essa relação e a primeira nota de uma partitura pode ser qualquer nota, que a música sai e será reconhecida, mesmo ficando em outro tom.

Além disso, fiquei sabendo da existência do compositor Sidney Miller, até então desconhecido, e meu deus, as músicas dele são muito boas (as três que tive tempo de ouvir). Ok, segundo meu professor o último LP dele, o Línguas de Fogo não foi um feito muito feliz, mesmo assim é tão bom que merece ser compartilhado com vocês.



É isso aí, aguardem novos posts em breve e com mais frequência (no mínimo, dois por semana).

Um comentário:

  1. Provavelmente você conhecia Sidney Miller sim. Ouça isso: http://www.youtube.com/watch?v=CFKtWFodjqY&feature=related aqui, cantada pela Nara Leão.
    :)

    ResponderExcluir

Atormenta aí!