domingo, 3 de outubro de 2010

Um certo príncipe

Quando lemos Hamlet logo nos primeiros meses de aula de análise de texto no primeiro período, o professor disse que é comum ver algum espanto nas pessoas da área da educação quando comenta o fato:

- Nossa os alunos entram e logo partem para estudar Shakespeare?

- É. Se for esperar por algo, isso nunca acontece. Pra que esperar? Esperar o que?

É a filosofia do pegar pra fazer e ver no que dá. Se for difícil entender a complexidade de uma obra, é preciso correr atrás e pesquisar. Discutir textos clássicos logo de chegada eu considero uma sorte.

E ontem eu me deparei com um bando de adolescentes entre 15 e 18 anos muito mais sortudos: eles montaram uma adaptação de Hamlet e mandaram muito bem! Tanto que foram selecionados pelo Festival Estudantil de Teatro 2010 e no final deste mês estarão de malas prontas para levarem esse trabalho a BH.

O espetáculo Um certo príncipe, dirigido por Varlei Xavier, tem a proposta de conseguir se apresentar em qualquer lugar, se moldar a todo tipo de espaço. Eles não utilizam o palco italiano e o público pode escolher de onde assistir o espetáculo.Na trilha sonora, flauta e violão ao vivo ajudam a viajar para bem distante do galpão onde a peça acontece, e os personagens se alternam entre os atores, sem deixar o público perdido.

Ao final do espetáculo, esse pessoal foi bem mais maduro que muito marmanjos e mostraram o quanto estão preocupados não só em fazer, mas fazer bem feito e se aprimorar: todo elenco sentou-se com o público para colherem impressões, ouvir críticas do público. Reparei que todos prestavam atenção nesse momento.

Enfim, desejaria ter eu um Hamlet no currículo antes mesmo de poder tirar habilitação. Eu presumo que antes de fazer, eles provavelmente não tinham a mínima ideia de como aconteceria o processo ou se ia dar certo, mas eles foram lá e fizeram para descobrir. Pelo jeito deu muito certo.

3 comentários:

  1. Hamlet deveria ser obrigatório ler, em qualquer curso!
    O Festival que vc disse é o Fetesp?
    Parabéns pelo blog!
    Bjos
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rodrigo! Tudo bom?

    Agradeço muito, muito mesmo, sua presença; mais ainda o seu comentário sobre nosso trabalho. É uma honra para nós ter nosso trabalho citado em seu blog, ainda mais com tanto carinho.

    Esteja sempre conosco!

    Abraço!

    Varlei Xavier

    ResponderExcluir
  3. Deu vontade de assistir!...Shakespeare...ufa!

    ResponderExcluir

Atormenta aí!