segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Toca Raul

Qual é a graça de assistir a um show onde não dá para alguém soltar aquele grito isolado clássico “Toca Raul!”? Pois é, mas considerando que em teatro as pessoas não gritam (ou pelo menos não deveriam) o bom senso nos faz superar a vontade de gritar “Toca Raul!” em espetáculos musicais. Além do bom senso, exigido pelo espaço do teatro, só mais um fator serviria para não se soltar a clássica frase: um espetáculo musical que só tocasse Raul do início ao fim.

E não é que existe e esta em cartaz? Raul fora da lei é mais um dos espetáculos montados pela Oficina dos Menestréis do Deto Montenegro. Eu não conhecia a oficina, a minha colega Patricia sempre comentou por alto, mas eu não fazia idéia do que se tratava. A oficina oferece cursos que qualquer pessoa pode cujo resultado é a montagem de uma das mais de 20 peças musicais do repertório da oficina.

Então nosso o professor de Estética, Waldemar Warde, pediu um trabalho que envolvia assistir um espetáculo e entrevistar o diretor. Investimos na idéia de conhecer o trabalho dessa oficina que não tem o propósito de formar atores, por isso eles são menestréis. “Não é um curso só para atores, aqui não é uma escola de atores. Qualquer um pode fazer e se apresentar” afirma Deto Montenegro.

Voltando ao espetáculo, Raul fora da lei traz ao palco a biografia do músico que marcou a história do rock nacional, ou “cravou sua digital na Terra”. O texto, que originalmente deu origem a um monólogo e depois foi adaptado ao musical, é narrado pelo próprio Raul e é muito bem escrito e serviu como uma luva para a proposta.

Confesso que não conheço em detalhes a biografia de Raul, nem sequer a discografia. Gosto das clássicas, que todos conhecem. Por isso não consigo avaliar se a história foi fielmente contada, se houve riqueza de detalhes, etc. Mas se não serve como biografia fiel, é pelo menos uma justa homenagem e um belíssimo e contagiante espetáculo.

Grande parte da platéia conhece as músicas que são primorosamente executadas pela banda ao vivo, aliás, elas até arrepiavam. Não há escapatória. Se os atores recepcionam o público na platéia antes do início do espetáculo, o público retribui cantando em uníssono Maluco Beleza, Mosca na Sopa, Gita, entre tantas outras músicas do Raulzito.

Confesso que o espetáculo já me pareceu excelente logo na primeira música, a minha favorita. Afinal nada que comece com Carimbador Maluco poderia acabar ruim.

Raul Fora da Lei
De 04 a 26 de Setembro
Teatro Dias Gomes
Rua Domingos de Moraes, 348 - Vila Mariana
Telefone para contato: (11) 5575-7472

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atormenta aí!