quarta-feira, 17 de março de 2010

A Escolha e a Escola

O teatro sempre esteve presente na minha vida desde o ensino fundamental. Comecei a “brincar de teatro” na sétima série, nos trabalhos escolares “dirigido” por duas grandes amigas irmãs que faziam um curso de teatro.

Gostei tanto que procurei também fazer um curso e me matriculei na oficina de Teatro oferecida no Juventude Cidadã em São Bernardo. Minha professora, Gislaine Perdão, era formada pela Fundação das Artes de São Caetano. Amanhã irei me reencontrar com ela para entrevistá-la depois de 8 anos!

Comecei o Ensino Médio e passei a também a estudar no curso técnico do SENAI Volkswagen, meu primeiro emprego. Nesse curso técnico devido à metodologia pedagógica de desenvolvimento de capacidades pessoais, para minha surpresa, tivemos, por dois semestres, aulas de Teatro na nossa grade.

Já na faculdade de Jornalismo, durante o segundo e terceiro semestre eu precisei cursar uma matéria do Núcleo de Formação Cidadã, as chamadas disciplinas eletivas. E qual foi a minha escolha? Teatro. Cheguei a participar também por um modesto período do Grupo Basta de Teatro lá da Universidade, mas as atividades acadêmicas não permitiram que eu conciliasse e tive que renunciar.

Com saudades do Teatro, no último semestre da faculdade, voltei para as oficinas oferecidas na cidade. E comecei a pesquisar lugares para estudar Teatro mais a fundo em 2010, uma vez que já estaria formado.

O que me levou a escolher a Fundação das Artes como a escola que me ensinaria Teatro, além das boas referências, foi a distância e a o custo do curso. Por se tratar de uma autarquia municipal, o valor do investimento necessário é mais baixo do que em outras escolas.

Então me inscrevi para o teste com muita contribuição do destino e apoio de pessoas especiais. Como todos meus colegas de sala, amarguei a espera dos resultados até saber que fui aprovado.

A Fundação das Artes de São Caetano do Sul surgiu em 25 de Abril de 1968, mesmo ano do AI 5. Primeiro surgiu apenas a Escola de Música e nos meses seguinte vieram as de Teatro e Dança. Em 1969 surge a Escola de Artes Visuais. Em 1986 foram criados os cursos profissionalizantes de Teatro e Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atormenta aí!